Topo

Bicampeão, Vasco de 2016 é mais forte do que no ano passado

rodrigomattos

08/05/2016 18h03

Assim como no ano passado, o Vasco foi campeão do Estadual do Rio ao bater o Botafogo na final, após deixar pelo caminho o mais rico Flamengo. De novo, a força defensiva é sua principal armar. Mas a equipe vascaína que triunfou neste ano é superior a de 2015.

Foi um time amadurecido pela briga contra o rebaixamento no ano passado que chegou no Carioca. Assim como Doriva, Jorginho achou na consistência defensiva sua forma de jogar. A diferença é que há mais segurança atrás, e algumas armas novas à frente.

Além da zaga formada por Luan e Rodrigo, uma estabilidade, o Vasco tem uma formação com duas linhas de quatro na marcação que é difícil de penetrar. Não é à toa que está invicto há 25 jogos.

Ofensivamente, houve ganho com Nenê, que deu qualidade às bolas paradas e alguma inteligência ao ataque. Não é nenhum primor: o Vasco certamente terá dificuldade quando tiver que atacar o rival e não puder apostar só em contra-ataques. Deve ser o suficiente para a Série B, mas não seria para brigar em cima na elite do Brasileiro.

Para o Estadual, foi mais do que suficiente. O Vasco sobrou diante do Flamengo na semifinal, com um time arrumado diante de um rival bagunçado.

Diante de um Botafogo também apostando no futebol coletivo, teve menos posse de bola, mas foi mais seguro. No primeiro jogo da final, dominado, aproveitou-se dos erros do rival, como a saída em falso de Jefferson e a expulsão de Sassá.

Na decisão, de novo, teve menos a bola nos pés, mas foi pouco ameaçado. Se tem domínio do jogo, o Botafogo não tem recursos para ameaçar de fato um rival bem armado defensivamente. Foram raras as chances de gol.

Foi preciso que Diego acertasse um cruzamento precioso para Leandrinho fazer o gol. Isso tirava o Vasco da zona de conforto, de se defender e contra-atacar. Mas essa formação vascaína é capaz de ser eficiente quando necessário: empatou com Rafael Vaz de cabeçada.

O título é uma forma de recuperação parcial para o rebaixamento de 2015. É preciso voltar para a Primeira Divisão no restante do ano para que o Vasco comece a se reencontrar com seu caminho. É bom que saiba que tem mais força do que em 2015, mas que não pode se iludir com o Estadual e terá de fazer ainda mais no restante do ano.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bicampeão, Vasco de 2016 é mais forte do que no ano passado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos