Globo é responsável por 79% das alterações na tabela do Brasileiro
rodrigomattos
03/06/2016 06h00
A Globo é a principal responsável pelas mudanças na tabela do Brasileiro-2016 feitas pela CBF. Levantamento do blog mostra que a confederação já fez 22 alterações em jogos a pedido da emissora, isto é, 79% delas. No total, foram 28 modificações no cronograma de partidas em apenas nove rodadas.
O técnico do Corinthians, Tite, questionou durante essa semana a autonomia da CBF em relação à Globo na elaboração da tabela ao criticar uma alteração de jogo de seu time. Depois, a confederação fez nova mudança que recuou da inicial.
A Globo nega que exista obrigação contratual da CBF de atender seus pedidos. "O que existe é uma negociação. A definição da tabela é feita em conjunto pela CBF e os detentores do direito, no caso TV Globo, SporTV e Premiere", afirmou o diretor da Globo Esporte, Pedro Garcia, por meio da assessoria. "Infelizmente tivemos que fazer alguns ajustes logo após a divulgação da tabela, mas esse foi um caso de exceção", completou.
A tabela original já é feita com participação da Globo, que a emissora ressalta ser o padrão mundial seguido na Premier League e NFL. Os horários e dias de partidas até a 10a rodada foram definidos desta forma, e as outras ficam em aberto a critério da emissora. Ainda assim, a Globo exigiu as 22 alterações para adaptações às grades do Premiere, do Sportv ou da TV Aberta. Essa é a explicação que consta na tabela.
Segundo Pedro Garcia, os pedidos de mudança levam em consideração, além do interesse da emissora, também fatores "como a legislação que define o prazo entre os jogos do mesmo clube, o rodízio dos clubes pelas datas e horários, questões ligadas à praça da realização dos jogos, relevância da partida e principalmente o equilíbrio entre o interesse de quem vai ao estádio e o da grande quantidade de torcedores que assiste pela TV."
Mas a maioria das mudanças é a pedido da emissora, e mesmo outras alterações só podem ser feitas com a autorização Globo. É o caso do horário do jogo do Corinthians com a Ponte que foi para 11 horas a pedido do clube, mas com o ok global.
Há partidas como São Paulo e Cruzeiro, deste final de semana, que tiveram duas alterações de horários. Primeiro, a partida seria 18h30 deste sábado e passou para 20h30. Depois, foi para domingo às 18h30. Tudo a pedido do Sportv.
Outras mudanças são para ajustes na tabela por jogos da Copa do Brasil, ou a pedido dos clubes. Há ainda nove itens que constam como alterações, mas, na verdade, são definições de locais de partidas que não tinham sede certa.
As mudanças na tabela interferem na programação dos times que já é apertada. Um levantamento do blog sobre o cronograma de partidas mostrara que a CBF dera intervalores menores do que 72 vezes, considerado o ideal, em diversas ocasiões.
"Podemos garantir que existe um cuidado enorme para tentar agradar a maior parte das torcidas e seus respectivos clubes. É um grande quebra-cabeça que a CBF coordena da melhor maneira possível, dentro do princípio da negociação", contou Pedro Garcia. Questionada, a confederação não respondeu às perguntas do blog sobre o tema.
Sobre o Autor
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Sobre o Blog
O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.