Topo

Veja por que cartolas da CBF pedem a Del Nero a demissão de Dunga

rodrigomattos

14/06/2016 06h00

Após a derrota para o Peru, e a eliminação da Copa América, o técnico da seleção, Dunga, passou a ter seu cargo seriamente ameaçado. Há uma pressão interna significativa de dirigentes de federações estaduais aliados do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, para derruba-lo.

Ao mesmo tempo, o número de defensores de Dunga na confederação reduziu-se drasticamente. Sobrou o coordenador Gilmar Rinaldi e um outro diretor da entidade que entende que o trabalho dele é bem-feito.

Durante a segunda-feira, o blog ouviu os principais argumentos de quem pede a cabeça do treinador, assim como as alegações de quem ainda o defende. Aí vão nas listas abaixo:

Por que demitir Dunga

– Aliviar a pressão sobre diretoria da CBF: Dirigentes avaliam que até eles e Del Nero têm sido afetados pela enxurrada de críticas direcionadas a Dunga. Se ele cair, no mínimo, haverá uma redução dessa pressão ao atender um anseio popular e da maior parte da mídia.

– Dois anos de trabalho perdido: A avaliação dos cartolas é de que, após dois anos, Dunga não conseguiu evoluir na construção de um time. Um dos dirigentes defende que deveria ser feito um trabalho de remontagem do futebol brasileiro logo após a Copa-2014. Caso ele seja mantido, corre-se o risco de jogar mais tempo fora, dizem os aliados de Del Nero.

– Ameaça real de ficar fora da Copa: Um dos maiores temores dos cartolas é ver a seleção fora da Copa do Mundo. Entendem que, se isso ocorresse, todos do futebol seriam apontados como culpados. Atualmente, o time é sexto nas eliminatórias e não se classificaria.

– Fracasso do modelo de gestão: Há críticas ao sistema de parceria entre Gilmar Rinaldi e Dunga escolhido pela CBF. Uma das opiniões é de que o modelo anterior com diretor de futebol era mais eficiente porque não havia tanta cumplicidade com o técnico, e portanto ele poderia ser avaliado de forma independente.

Por que não demitir Dunga

– Renovação do time: O técnico da seleção finalmente deixou de lado o time que sofreu a goleada do 7 a 1 e renovou o time na convocação para a Copa América. Na avaliação de um cartola, isso significa que essa foi a primeira competição com o novo elenco, então, não dá cobrar resultados agora. E o entendimento dele é que o time mostrou evolução no toque de bola nos primeiros tempos diante de Equador e Peru.

– Erro de arbitragem e crescimento dos rivais: Na defesa de Dunga, um argumento é de que foi um erro de arbitragem no jogo contra o Peru que eliminou a equipe da Copa América. Outra alegação é de que o time do Peru se mostrou mais forte do que o esperado, e portanto o grupo não era fraco já que o Equador faz boa campanha nas eliminatórias.

– Olimpíada em cima e falta de opções: Até cartolas que defendem a saída de Dunga lembram que há pouquíssimo tempo para um novo treinador preparar o time olímpico. Esses mesmos dirigentes concordam que só há uma opção viável no Brasil como substituto do treinador: Tite. Assim, se ele não aceitar, teria de se pensar em alternativas de menos prestígio ou estrangeiros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Veja por que cartolas da CBF pedem a Del Nero a demissão de Dunga - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos