Topo

Palmeiras tem seu melhor início no Brasileiro de pontos corridos

rodrigomattos

20/06/2016 06h00

Concluído praticamente um quarto do Brasileiro, o Palmeiras tem o seu melhor início na era dos pontos corridos, isto é, desde 2003. Com a mesma pontuação do Inter, o time tem 19 pontos, com 70% de rendimento. E ainda termina esta 9a rodada na liderança do campeonato, algo inédito nesta etapa para a equipe.

Até esta edição, a melhor campanha palmeirense neste estágio da competição foi em 2011: o time somava 18 pontos. Na ocasião, era o quarto colocado com cinco pontos a menos do que o então líder Corinthians.

Mesmo no Brasileiro de 2009, em que liderou boa parte do campeonato, o Palmeiras tinha 16 pontos após nove rodadas. No ano anterior, teve 17 pontos. E houve edições em que estava na zona de rebaixamento.

Com nove jogos, o Brasileiro tem 23,7% de suas partidas realizadas. A liderança agora está longe de significar que um time brigará pelo título. Basta dizer que o Sport era o primeiro colocado no ano passado, com a mesma pontuação atual do Palmeiras. Outros exemplos são o Botafogo, em 2007, a Ponte Preta, em 2005, e o Criciúma, em 2004.

Mas houve, sim, edições em que os campeões começaram a se destacar com praticamente um quarto do campeonato realizado. São os casos do Cruzeiro, em 2014 e 2013, do Corinthians, em 2011, e do São Paulo, em 2006. Todos já eram líderes na nona rodada.

É imprevisível portanto saber o que será deste Palmeiras no restante do Brasileiro. Mas é certo que, nas mãos de Cuca, o time amadureceu antes do esperado já que ele está há poucos meses no clube (este blog pelo menos entendia que demoraria mais tempo). Por isso, obtém seu melhor início no Nacional. Resta ver o quanto será consistente nos outros três quartos do campeonato.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Palmeiras tem seu melhor início no Brasileiro de pontos corridos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos