Topo

Ameaçada, Primeira Liga faz ajustes nos jogos para sobreviver

rodrigomattos

20/11/2016 06h00

O calendário da CBF com um excesso de partidas no início do ano tornou bastante complicada a realização da Primeira Liga. A ponto de o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, ter dito que a participação do clube seria impossível. E o próprio presidente da liga, Gilvan Pinho Tavares, confessar em reunião que ela poderia não acontecer. A liga então fará adaptações ao seu cronograma de jogos para tentar sobreviver e manter seus times.

O novo cronograma e datas devem ser anunciados na terça-feira quanto haverá uma reunião da liga. É ali que se baterá o martelo se, de fato, a liga será disputada. Enquanto isso, a diretoria da liga diz ter convencido o Galo a ficar no torneio.

"Conversamos com o presidente do Atlético-MG sobre isso. Ele falou de cabeça quente. A preocupação dele era que não houvesse datas. Ele vai participar", contou o executivo da liga, José Sabino, que garantiu a realização da liga. "O calendário ficou bastante apertado e vamos fazer algumas mudanças para encaixar as datas."

Mas o presidente da liga, Gilvan Pinho Tavares, afirmou em reunião do arbitral do Campeonato Mineiro que havia a possibilidade de a competição não acontecer. Alegava que a falta de datas era um problema sério a ser enfrentado.

A liga ficou sob ameaça com as mudanças no calendário da CBF. Após a Libertadores se tornar anual, a confederação concentrou jogos da Copa do Brasil e do Estadual em fevereiro quando seria disputada a Primeira Liga. E manteve a exclusão da competição organizada pelos clubes do calendário.

Sabino ainda não revela quais serão as adaptações porque antes os clubes terão de votar. É certo que a tabela continuará pendente porque vai esperar quais clubes estarão na pré-Libertadores e na Libertadores ao final do Brasileiro. Além do Atlético-MG, o Flamengo já é praticamente certo na competição sul-americana. Entre os membros da liga, Fluminense, Atlético-PR e Grêmio são candidatos a vagas.

A liga tem uma carta de intenções assinada com a Globo para cessão dos direitos de transmissão de 2017 a 2019. Ao contrário do prometido pela liga, não houve uma licitação para concorrência para todas as mídias, optando-se por fechar tudo com a emissora global. O Esporte Interativo demonstrara interesse nos direitos também.

"Basicamente, a gente tentou, mas não tivemos propostas para todas as mídias. O mercado brasileiro não tem maturidade para essa concorrência ainda. E tivemos uma dificuldade de prazo", contou Sabino. "A Liga ainda precisa ter um reconhecimento de valor, está se consolidando. É diferente da Champions League. Queremos voltar a esse processo, que entendemos ser o melhor, daqui a três anos."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ameaçada, Primeira Liga faz ajustes nos jogos para sobreviver - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos