Após pedido do Nacional, Conmebol deve dar título e vaga à Chape
rodrigomattos
29/11/2016 15h36
A Conmebol deve dar o título da Sul-Americana e a vaga na Libertadores à Chapecoense depois da posição do Atlético Nacional de pedir que a taça seja entregue ao time catarinense pela tragédia que atingiu o clube. Ainda será definido se um título só da equipe brasileira, ou divido com os colombianos. A decisão, no entanto, não deve ser anunciada em breve já que a confederação sul-americana vai esperar passar alguns dias após o acidente.
Um avião caiu com o time da Chapecoense durante a madrugada enquanto o time ia para a disputa com o Nacional, na Colômbia, a primeira partida da final. Apenas três jogadores sobreviveram. O jogo foi cancelado, assim como adiada a rodada do Brasileiro e a decisão da Copa do Brasil.
Nas primeiras horas da madrugada, a Conmebol já discutia dar o título para a Chapecoense, segundo apurou o blog. Mas havia muita comoção em relação ao tema e por isso nenhuma decisão seria tomada.
Posteriormente, o Nacional, consternado com a tragédia, anunciou que pedia que o título fosse dado para o time catarinense. Com isso, membros da Conmebol consideram certo que isso vai acontecer, assim como a vaga na Libertadores. Na CBF, já é certo também que o time estará na competição sul-americana.
Esse anúncio, no entanto, não deve ocorrer rapidamente. Até porque o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, foi para a Colômbia. E a Conmebol e a CBF pretendem priorizar o auxílio a famílias e vítimas. Só depois vão se pronunciar sobre a questão esportiva.
Sobre o Autor
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Sobre o Blog
O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.