Topo

Inter precisa recuperar sua dignidade antes de voltar à Série A

rodrigomattos

11/12/2016 18h39

Mais um gande clube sofre o vexame do rebaixamento: o Internacional. É o oitavo entre os considerados 12 times de maior relevância do futebol brasileiro. Cair à Série B é um vexame, mas os grandes se recuperam. O que os colorados precisam mesmo é recuperar sua dignidade antes de tentar voltar às glórias.

A campanha do Inter no Brasileiro de 2016 foi uma das mais lamentáveis entre os grandes rebaixados. Quatro troca de técnicos, um gasto de R$ 50 milhões em contratações, "fatos novos", troca de dirigentes, arrogância, e por fim a vergonha de recorrer a um tapetão absurdo para tentar escapar.

Como se não bastasse, a diretoria colorada tentou uma articulação que envolvia a tragédia da Chapecoense para se livrar do rebaixamento. Ou alguém acredita no discurso dos jogadores e dirigentes do Inter de que queriam anular a rodada por falta de condições psicológicas para atuar?

Diante de todas essas peripécias, o time do Inter chegou à rodada final quebrado moralmente. Não era só a questão da dificuldade de virar com dois pontos a menos do que o rival, Sport. Os jogadores não pareciam acreditar na chance de bater o Fluminense quando entraram em campo.

Ao se analisar a partida, foram pouquíssimas as chances de gol coloradas no jogo. O Fluminense, com um ou outro reserva e nenhuma aspiração no campeonato, foi melhor o jogo inteiro. E tratava-se de um time que nem esteve na elite do campeonato.

O presidente do Internacional, Vitório Píffero, enfim, reconheceu o rebaixamento e disse que o time jogará a Série B. Mas não sem dar alfinetadas no Vitória pela suposta transferência irregular de Victor Ramos.

Não era hora para isso. Era o momento de abaixar a cabeça, reconhecer erros que começaram com a demissão de Diego Aguirre na véspera de um Grenal em 2005 para criar "um fato novo". E depois sair do palco. Como fez Danilo Fernandes, talvez o único que não mereceu cair, e reconheceu como "justíssima" a queda para a Série B.

É o momento de o novo presidente colorado, Marcelo Medeiros, com a torcida do Inter ao seu lado, assumir a tarefa de, primeiro, reconstruir a dignidade do Inter, e depois de estruturá-lo para voltar a ser um time vencedor na elite.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inter precisa recuperar sua dignidade antes de voltar à Série A - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos