Topo

Pontos corridos multiplicam rebaixamentos de grandes: Inter é o sétimo

rodrigomattos

12/12/2016 05h00

A introdução dos pontos corridos no Brasileiro é a principal responsável pelo aumento do número de rebaixamento dos grandes times. Em 14 anos, o Internacional é o sétimo a cair para Série B entre os 12 maiores clubes do país. Antes disso, com outros formatos, apenas Grêmio, Fluminense, Botafogo e Palmeiras tinham ido para a Segunda Divisão em 32 anos.

Desde 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos, caíram para a Série B: Corinthians, Palmeiras, Vasco (3), Botafogo, Atlético-MG, Grêmio e Internacional. Ou seja, no total, foram nove quedas de times grandes neste período. Assim, a maioria das edições teve rebaixamento de algum deles.

Sobraram quatro times que nunca caíram à Segundona no Brasil: São Paulo, Santos, Cruzeiro e Flamengo. Todos já estiveram ameaçados pela degola em uma ou mais edições dos pontos corridos.

Há duas explicações: o novo sistema tem uma maior justiça esportiva e o número fixo de 20 times. Com exceção do tapetão de 2013, em que o Fluminense ficou com a vaga da Portuguesa na Série A graças à ação no STJD, o resultado de campo prevaleceu em relação a rebaixamentos.

Antes dos pontos corridos, eram comuns as mudanças de fórmulas e aumentos de campeonatos para preservar times grandes. Foi o que aconteceu com Grêmio e Fluminense na década de 90, resgatados de divisões inferiores por viradas de mesa.

Além disso, com 20 equipes e quatro rebaixados, 20% das equipes são degolados ao final da temporada. São 12 os grandes clubes do Brasil, ou 60% do total do Brasileiro quando estão todos na Série A. Logo, é provável que exista um ou outro ameaçado com esse aumento de fluxo entre as divisões.

Para se entender a importância da justiça esportiva, times como a Chapecoense, por exemplo, que cresceram de baixo subindo série por série têm mais dificuldade para ascender quando há barreiras feitas pelos grandes. Lembre-se que a CBF introduziu os pontos corridos em 2003 e já houve vários ataques ao sistema, assim como tentativas de viradas de mesa para inchar campeonatos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pontos corridos multiplicam rebaixamentos de grandes: Inter é o sétimo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos