Topo

Partida da Chape impulsiona audiência da TV da FPF na Copinha

rodrigomattos

11/01/2017 04h00

A FPF (Federação Paulista de Futebol) tem feito transmissões em um canal próprio na internet dos jogos da Copa São Paulo que não interessam à Globo. Dados da federação mostram a nova popularidade da Chapecoense após a tragédia com seu avião. A partida do time da base de Santa Catarina teve a maior audiência e representou quase 10% do tráfego da competição.

Desde 2016, a federação instituiu uma parceria com a plataforma mycujo que transmite jogos de futebol que não passam nas tvs. Não há pagamento financeiro pelos direitos. Há uma parceria comercial no caso de venda de propaganda, o que não ocorreu.

No caso da Copinha, a FPF conseguiu da Globo a liberação para passar no canal os jogos que não fossem para a emissora. No pacote de 32 partidas, conseguiu 1 milhão de espectadores.

E a partida de maior audiência foi a da Chapecoense diante do Desportivo Brasil, no jogo em que o time se classificou para o mata-mata da Copinha. Era a primeira competição do time desde o final do ano passado. Foram 95 mil pessoas assistindo ao jogo em algum momento. Superou jogos de times tradicionais como o Internacional e Grêmio, que ficaram na casa de 80 mil

Na terça-feira, a Chape bateu o São Paulo nos pênaltis e passou a próxima fase da Copa São Paulo, após um empate em zero a zero. Esse jogo foi transmitido pela TV Fechada.

A audiência da Chape é resultado do novo interesse do público pelo time catarinense, o que deve se refletir em suas partidas no profissional na Libertadores e Brasileiro. No ano passado, já foram vistos crescimentos no número de sócios-torcedores da Chape, assim como na venda de camisas que chegaram a esgotar nos site do time.

Até agora, o canal da FPF atingiu 4 milhões de espectadores considerando outras competições como Copa São Paulo. Pode se tornar um exemplo para que clubes de futebol façam o mesmo com jogos seus que não tenham sido vendidos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Partida da Chape impulsiona audiência da TV da FPF na Copinha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos