Topo

Clubes articulam reunião para discutir perda de poder na CBF

rodrigomattos

01/04/2017 04h00

Os grandes clubes brasileiros articulam uma reunião para discutir a perda de poder dentro da eleição da CBF. Ainda não há data marcada para o encontro, nem se sabe quantos times estão dispostos a comparecer. Certo é que alguns clubes insatisfeitos com a mudança se mexeram para um encontro para debater possíveis medidas.

Na quinta-feira passada, dia 23, uma assembleia da CBF composta apenas por federações estaduais decidiu mudar o estatuto da confederação. Pelo novo formato, as federações passaram a ter voto com peso três, os clubes da Série A, dois, e os clubes da Série B, um. Com isso, as entidades estaduais têm maioria com 81 votos, contra 60 das agremiações.

Desde a divulgação da mudança, dirigentes de clubes como Atlético-MG, Santos, Flamengo, Grêmio e Vasco reclamaram da mudança de estatuto. Nenhum deles foi consultado. Apesar disso, nenhum deles tinha decidido agir até agora contra a medida.

A única ação contra a mudança de estatuto da CBF tinha sido do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que foi relator da Lei do Profut e entende que a lei não foi respeitada, pois times de futebol tinham de ter participado da assembleia. Ele foi ao Ministério Público Estadual pedir providências.

Agora, os clubes articulam uma reunião que não deve contar com todos os membros da Série A. Mas, segundo um dos articuladores, a maior parte dos principais times deve estar presente, incluindo os clubes paulistas. Não há uma pauta pré-definida de discussão, nem data, nem local. É um início de um movimento.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Clubes articulam reunião para discutir perda de poder na CBF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos