Topo

Queda aproxima campanha do Corinthians da realidade e cria chance de virada

rodrigomattos

28/08/2017 04h00

Apesar das duas derrotas em casa, o Corinthians continua a ter a melhor campanha na história até este estágio do Brasileiro. Mas os resultados ruins tornaram o desempenho próximo de líderes de anos anteriores, e não mais excepcional como antes. Com isso, pelo histórico do Nacional, há um indicativo de chance de virada, embora improvável pelo cenário.

No final de semana, o Corinthians perdeu do Atlético-GO. Entre os cinco times da frente, o Palmeiras e o Flamengo ganharam, o Santos empatou e o Grêmio só jogará no sábado.

No primeiro turno, o time corintiano teve um aproveitamento fora da curva com 82,5% dos pontos. Se mantivesse esse desempenho, o alvinegro se tornaria simplesmente inalcançável. Mas houve a queda no início do segundo turno, e o time passou a ter 76% dos pontos.

Com os 50 pontos atuais, o Corinthians tem um ponto a mais do que líderes de anos anteriores: o próprio time alvinegro de Tite (2015); o Cruzeiro (2014 e 2013). O Fluminense tinha 47 pontos nesta mesma rodada. Ou seja, o time de Fábio Carille é superior, mas está próximo da realidade.

Todos esses times se mantiveram na ponta até o final do Brasileiro. O raciocínio portanto é que equipes que atingem esse desempenho não tomam a virada no campeonato.

Mas a diferença de pontos corintiana na ponta não é inalcançável pelo histórico. Os Brasileiros de 2008 e 2009 tiveram viradas com vantagens de sete pontos ou mais. Caso o Grêmio vença nesta rodada, em jogo no próximo final de semana, ficará a sete pontos da equipe paulista.

Em 2008, o Grêmio tinha 45 pontos na liderança na 22a rodada, com oito pontos a mais do que o São Paulo. Pois foi o time tricolor paulista que acabou com o título. No ano seguinte, o Flamengo estava a 11 pontos do ponteiro Palmeiras, no mesmo estágio do campeonato. E acabou como campeão.

Agora, se olharmos os nove Nacionais com 20 times, a maioria dos líderes na situação do Corinthians não perde o campeonato. Se o time paulista conseguir um aproveitamento de pelo menos 50% até o final, chegará a pelo menos 74 pontos. Neste cenário, seu título é provável, embora não certo.

 

Caso tenha um aproveitamento abaixo desse patamar, corre sério risco de ser ultrapassado e a virada se torna uma possibilidade real.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Queda aproxima campanha do Corinthians da realidade e cria chance de virada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos