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Conmebol repete a Champions em plano para patrocinadores da Libertadores

rodrigomattos

01/03/2018 04h00

Ao mesmo tempo que vende direitos de TV em licitação, a Conmebol traça um plano similar ao da Liga dos Campeões para aumentar os recursos e visibilidade com os patrocinadores da Libertadores. Entre as novidades oferecidas, estão inserções das suas marcas nas transmissões das competições, a final única e o uso de campanhas das empresas para promoção dos eventos.

Depois dos direitos de televisão, a renda com patrocinadores é a segunda mais importante dos campeonatos de futebol, seja a Copa do Mundo, seja a Liga dos Campeões. Na Libertadores, essa exploração, no entanto, limitava-se a espaços em placas, em propagandas, em eventos e nomes.

A ideia da diretoria da Conmebol é expandir a associação da competições com seus patrocinadores, oferecendo novas propriedades. Assim, poderão pedir aumentos nos contratos atuais com os parceiros e atrair novos patrocínios. Entre os parceiros principais, atualmente estão a Amstel, Santander, Bridgestone e Toyota. Além de quatro parceiros pontuais, Gatorade, Nike, DHL e Tag Heuer.

Na licitação de concorrência de televisões, a Conmebol incluiu como condição para as TVs a inserção de 60 segundos das marcas de seus parceiros. Isso será válido a partir de 2019. Houve bastante resistência das emissoras porque essa exibição de marcas é usada justamente para aumentar os ganhos das redes com o futebol.

A confederação sul-americana poderá usar, então, essa nova propriedade na renovação dos contratos, mostrando aos parceiros que terão espaço nas TVs sem pagar um extra. Isso já ocorre na Liga dos Campeões.

Outro ponto foi a realização da final única. Houve pressão de pelo menos um dos patrocinadores pela aprovação da realização do jogo único. Isso porque uma partida assim permitirá uma série de eventos de ativações para os parceiros da Libertadores, o que aumenta sua visibilidade.

Além disso, a Conmebol conta com o know-how da Amstel para expansão da marca da própria Libertadores. A marca de cerveja é do mesmo grupo da Heineken que tem propagandas criativas para a Liga dos Campeões, o que lhe gerou associação automática com a competição. Ao mesmo tempo, as propagandas ajudam a promover o torneio.

A Amstel já botou o logo da Libertadores em suas latinhas. E tem trabalhado junto com o marketing da Conmebol para novas iniciativas. A empresa está empolgada com a realização da final única.

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Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


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