Topo

Fifa aprova uso do árbitro de vídeo na Copa da Rússia

rodrigomattos

16/03/2018 13h30

O Conselho da Fifa aprovou o uso do árbitro de vídeo na Copa da Rússia-2018, em reunião em Bogotá. É a confirmação oficial de que haverá tecnologia pela primeira vez no Mundial nesta edição.

No início de março, a IFAB (International Board) tinha determinado todas as regulações do árbitro de vídeo para uso no futebol, abrindo caminho para utilização na Copa. Faltava a aprovação final da Fifa, que era dada como certa dentro do Conselho, e ocorreu nesta sexta-feira (16).

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, é entusiasta do árbitro de vídeo. O mecanismo vem sendo testado nas principais competições da entidade, Copa das Confederações e Mundial de Clubes. O objetivo era justamente que estivesse afinado para a Copa-2018.

"A Fifa, quando tomou essa decisão, foi unânime. O Conselho já havia tomado essa decisão. Hoje também foi unanimidade.
Importante dizer mais uma vez: não tomamos essa decisão acordando hoje. Estamos realmente estudando. Talvez eu tenha sido o mais cético de todos. Mas não temos como saber enquanto não provar", justificou Infantino em entrevista concedida após a reunião do Conselho da Fifa, na Colômbia.

"Sem o VAR, um árbitro comete um erro importante a cada três jogos. Com o VAR, ele comete um erro importante a cada 19 jogos. Isso é um fato. A porcentagem de acerto dos árbitros sem o VAR é de 93%, o que é excelente. Com o VAR, é de 99%", analisou o presidente da Fifa. "Não é possível que, em 2018, todos no estádio ou em casa, saibam em alguns segundos se o árbitro cometeu um erro ou não. O único que não sabe é o próprio árbitro", completou o dirigente.

O sistema criado pela Fifa para o árbitro de vídeo prevê que a tecnologia só seja usada em lances que não tenham subjetividade, isto é, interpretação. O sistema deve ser acionado para lances capitais como pênaltis, impedimentos resultantes em gol ou agressões não vistas pelo juiz de campo.

Pelo modelo adotado, o árbitro que está à frente do vídeo poderá indicar para aquele no gramado um equívoco cometido. Há ainda a possibilidade de o juiz no campo requisitar para analisar as imagens quando tiver dúvida. Times não podem reivindicar revisão de jogadas. De qualquer maneira, será o árbitro que controla o jogo quem tomará a decisão final sobre o lance.

Oito maneiras em que o árbitro de vídeo pode mudar o futebol

UOL Esporte

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fifa aprova uso do árbitro de vídeo na Copa da Rússia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos