Topo

'Intenção é não destruir emoção do futebol', diz Fifa à CBF sobre VAR

rodrigomattos

21/06/2018 04h00

Em sua carta de reposta à CBF, que reclamou de erros em seu jogo, a Fifa explicou que não tem a intenção de que o árbitro de vídeo atrapalhe a fluidez e a emoção do futebol. É essa expressão que consta do documento ao explicar porque as partidas não são paradas constantemente, com a prioridade para o uso de consultas silenciosas.

Em seu documento, a federação internacional informou que só há paradas no jogo para "erros claros e óbvios" e "sérios incidentes", segundo dados divulgados pela CBF. Para a confederação, não houve uma avaliação se o árbitro Cesar Ramos acertou ou não suas decisões ao não dar a falta em Miranda, nem um suposto pênalti em Gabriel Jesus.

A frase usada pela Fifa para explicar o procedimento é: "a intenção é não destruir a emoção e a fluidez do futebol". A reportagem já tinha explicado que a federação internacional não queria matar o futebol com excesso de paradas e discussões longas sobre cada lance. Só haveria intervenção em lances claros. Por isso, a explicação à CBF.

Em sua resposta, a Fifa ainda informou que o seu comitê de arbitragem (que está acima do departamento) não fez comentários sobre a correção das decisões. O UOL Esporte confirma que o departamento arbitragem considerou corretas as decisões do árbitro no jogo do Brasil.

Ao final do imbróglio, a avaliação da diretoria da CBF é de que o resultado foi positivo. Embora não tenha obtido os áudios e vídeos do VAR, a confederação entende que colocou pressão sobre a arbitragem, e sobre os procedimentos do árbitro de vídeo. Tanto que contou com o apoio da Conmebol em seu questionamento.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Intenção é não destruir emoção do futebol', diz Fifa à CBF sobre VAR - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos