Topo

Brasileiro repete rotina com Palmeiras com líder folgado no final

rodrigomattos

19/11/2018 04h00

Finalizada a 35ª rodada, o Palmeiras manteve a diferença de cinco pontos na liderança do Brasileiro para o segundo colocado apesar do tropeço diante do Paraná. O Internacional perdeu do Botafogo e cedeu o segundo lugar ao Flamengo que bateu o Sport. Repete-se assim uma rotina dos últimos seis Nacionais: o ponteiro sempre chega com folga de mais de três pontos neste ponto do campeonato. E nunca houve virada nesta circunstância.

O último Brasileiro com disputa até o final foi o de 2011 em que Vasco e Corinthians chegaram com apenas dois pontos de diferença ao jogo derradeiro. Quando faltavam três jogos, essa vantagem corintiana era igual e se manteve até a conclusão com título do alvinegro paulista.

Desde então, os líderes do Brasileiro têm aberto distância mais cedo e nunca precisaram do último jogo para decidir. Para se ter ideia, faltando três rodadas, a menor diferença nesses últimos seis anos foi do próprio Palmeiras em 2016. O time tinha quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Santos.

Aliás, uma coincidência: Flamengo e Palmeiras chegaram a este estágio com exatamente a mesma pontuação atual. Os alviverdes tinham 71 pontos, e os rubro-negros, 66. A diferença é que havia os santistas entre eles – acabaram como vice-campeões.

De resto, o Brasileiro, equilibrado durante sua disputa, já costuma chegar a este estágio com o título decidido, ou quase. No ano passado, o Corinthians garantiu o campeonato justamente na 35ª rodada ao abrir 10 pontos para o Grêmio e se tornar inalcançável.

Dois anos antes, o Corinthians de Tite também já era campeão neste estágio pois tinha 12 pontos sobre o Atlético-MG. Em 2014, o Cruzeiro tinha sete pontos de vantagem sobre o São Paulo quando faltavam três jogos: foi campeão na rodada seguinte. E o mesmo time celeste já era campeão a três jogos do final.

Antes, em 2012, o Fluminense foi campeão em jogo contra o Palmeiras justamente na 35ª rodada, ao abrir 10 pontos sobre o rival Atlético-MG.

Em resumo, o histórico recente do Brasileiro não é de um equilíbrio e disputa até o final. É o que se ensaia também em 2018 ainda mais se considerarmos que, além da vantagem, o Palmeiras tem um tabela bem mais fácil diante do América-MG, Vasco e Vitória, times da parte debaixo da tabela. Enquanto isso, o Flamengo enfrenta Grêmio, Cruzeiro e Atlético-PR. Será portanto uma enorme surpresa se houver uma reviravolta e se fugirá da rotina dos últimos anos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasileiro repete rotina com Palmeiras com líder folgado no final - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos