Topo

Brasileiro tem G4 restrito a clubes mais ricos nos últimos cinco anos

rodrigomattos

23/11/2018 04h00

A duas rodadas do final, o Brasileiro-2018 tem um G4 (vaga direta na Libertadores) desenhado com Palmeiras e Flamengo garantidos, com Internacional, Grêmio e São Paulo disputando outras duas vagas. São times que estão entre aqueles com as dez maiores receitas do Nacional, sendo os dois primeiros os mais ricos. É uma tônica do Nacional nos últimos cinco anos onde azarões foram praticamente excluídos da elite, e principalmente da disputa pelo título.

Um levantamento do blog mostra que, desde de 2014, todos os times que acabaram no G4 estavam entre as oito maiores receitas daquele ano. Na atual temporada, o cenário deve se repetir, embora as receitas ainda não tenham sido fechadas. Palmeiras e Flamengo ocupam as primeiras posições neste ranking, o que deve se repetir. São Paulo costuma obter a terceira ou quarta maior renda, e Grêmio e Inter variam entre a 4ª posição e a 10ª posição desta lista.

Em relação aos títulos, nesses cinco anos, o campeão sempre foi um dos dos cinco primeiros em receita a partir do título do Cruzeiro de 2014. O Corinthians ganhou três Nacionais nos últimos dez anos, justamente o período quando teve uma explosão de receitas. Quando o dinheiro corintiano acabou, o Palmeiras assumiu seu posto no domínio, enquanto o Flamengo ainda luta para transformar receita em taça.

Embora o dinheiro sempre tenha tido peso no Nacional, especialmente nos pontos corridos, o topo da tabela nunca foi tão concentrado entre times de elite. Em 2013, Atlético-PR, 13ª receita, e Botafogo, 9ª renda do ano, estavam no G4. Houve ainda o caso do Fluminense, de receita mais modesta, que ocupou espaço constante na elite, de 2010 a 2012, mas contava com ajuda por fora da Unimed, não contabilizada em seu balanço. Mas Atlético-PR e Goiás foram outros que já ocuparam espaço no G4 nos pontos corridos.

"A partir dos novos contratos de televisão, em 2012, começa a haver uma diferenciação. Em 2013 e 2014, os clubes passam a se estruturar nesta realidade", analisou o consultor financeiro César Grafietti, que faz estudos sobre finanças de clubes. Ele refere-se ao rompimento do Clube dos 13 quando os clubes passaram a assinar contratos individuais de televisão do Brasileiro, o que gerou ganhos extras para Corinthians e Flamengo.

Um levantamento de Grafietti sobre resultados aponta no mesmo sentido: domínio dos times mais ricos nos primeiros lugares. Segundo ele, os três com receitas maiores sempre estiveram nas sete primeiras posições nos últimos cinco anos. "Antes, as receitas eram mais próximas. Em um ano, podia-se montar um time bom", explicou. "Agora dificilmente vai ter uma Chapecoense. Pode ter ali no topo um Cruzeiro, Atlético-MG, Inter".

E o cenário tende a se aprofundar. Estudo do próprio Grafietti com a Ernest & Young mostra que a nova divisão de receitas de televisão deve dar maior vantagem do Flamengo e Corinthians graças ao pay-per-view. Sem contrato com a Globo, o Palmeiras recebeu luvas de R$ 100 milhões da Turner, conta com a Crefisa e seu rentável estádio. Times do grupo do meio devem sofrer perdas em relação aos que mais ganham.

Grafietti contou que, na Europa, a concentração de poder em poucos clubes começou com a Lei Bosman. Em paralelo, teve a formação da Liga dos Campeões no atual formato o que aumentou a exposição e receitas de alguns clubes. Atualmente, foram formados superclubes dentro das ligas domésticas como Real Madrid, Barcelona, Juventus, Bayern de Munique, contra quem as outras equipes têm dificuldade para competir em igualdade pela diferença financeira.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasileiro tem G4 restrito a clubes mais ricos nos últimos cinco anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos