Facebook fez operação especial para não cair transmissão de jogo do Fla
rodrigomattos
12/04/2019 17h58
Com Pedro Ivo Almeida
Ciente de que teria sua maior audiência na Libertadores, o Facebook montou uma operação especial para transmitir o jogo do Flamengo diante do San José sem quedas de sinal. Havia um temor de que o excesso de tráfego de pessoas derrubasse as imagens do jogo e causasse protestos generalizados. Isso não ocorreu: o jogo foi assistido pela maior parte das pessoas, embora tenha havido reclamações sobre travamentos e atrasos de imagem.
Durante a semana, a Conmebol negociava com o Facebook e a Fox o compartilhamento de jogos entre as duas plataformas o que levaria o jogo rubro-negro também para a televisão. Mas as conversas travaram porque as partes não chegaram a um acordo sobre as trocas. Ainda há possibilidade de retomada.
Sendo assim, o Facebook conversou com diversas operadoras de internet para garantir que a estrutura para que o jogo chegasse ao público, principalmente nos períodos de pico. A partida teve picos de audiência de 1 milhão de pessoas, do meio para o final do primeiro tempo, e do meio para o final do segundo tempo. Estava dentro da expectativa para a partida.
Anteriormente, o número mais alto tinha sido em PSG e Manchester United, com 866 mil. Em todas as partidas, observam-se os picos do meio para o final dos tempos de jogos, com audiências menores no início, como ocorreu na televisão. O publicitário especialista em marketing digital, da Adição Consultoria, Rodrigo Braga, entende que a escalada de crescimento do Facebook é considerável.
"O número é de crescimento e significativo. Se você perceber que o número ultrapassou o do jogo entre Manchester United x PSG de 866 mil (recorde anterior), temos aí um aumento de 134 mil. Isso tem que ser ressaltado. O Facebook está em ascensão nesse sentido. E isso é natural, até porque vai se tornar um hábito no futuro, acredito eu", analisou.
A estratégia do Facebook é justamente tornar assistir aos jogos na sua plataforma um hábito. Por isso, tão importante quanto picos de 1 milhão como no jogo do Flamengo é manter outras partidas de 300 mil constantes para o torcedores voltar sempre à renda.
Aos poucos, a rede social tenta melhorar a qualidade do serviço prestado. O aumento do número de interações em páginas do Facebook e a qualidade da imagens são pontos a serem trabalhos, além de entender onde estão os gargalos de fluxo de internet. Há limites por conta da qualidade da internet do usuário.
"Só ver que, ainda que com muitas reclamações com este tipo de transmissão, o Facebook conseguiu entregar para milhões de pessoas: o dado foi positivo, pois foi de crescimento de usuários. Mas precisaremos monitorar para saber se isso será um constante", concluiu Braga.
Sobre o Autor
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Sobre o Blog
O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.