Topo

CBF confirma três ações em tribunal por irregularidades do Cruzeiro

rodrigomattos

30/08/2019 20h02

A CBF confirmou que foram enviados três casos com suspeitas de que o Cruzeiro burlou normas da Fifa para o tribunal da entidade. A CNRD (Câmara Nacional de Resolução e Disputas) é o órgão responsável por analisar e julgar as ações que podem resultar em punições ao clube.

Esses são os três casos 1) contrato de empréstimo entre Cruzeiro e empresário que dá como garantia direitos sobre jogadores, inclusive um menor 2) Pagamento de comissões a agentes não credenciados pela CBF entre eles um com sede em uma serraria 3) venda de direitos de Arrascaeta para uma empresa quando isto era vetado pela Fifa.

"O que podemos fazer é ver onde há problemas e mandar para o tribunal. Não posso fazer mais nada, o clube tem direito de defesa, e o tribunal vai decidir se cometeu irregularidade", explicou o diretor do departamento de Registros e Transferências da CBF, Reynaldo Buzzoni.

No caso de Arrascaeta, o diretor da CBF explicou que percebeu o problema no balanço do clube, o que se confirmou depois com a ação dos Supermercados BH cobrando o valor de percentual da venda ao Flamengo. O Cruzeiro se defendeu dizendo que tinha feito um contrato válido só por um ano com cessão dos direitos ao Supermercados BH, o que era permitido pela Fifa. Mas a CBF constatou que o documento tinha previsão indefinida.

Na CNRD, o Cruzeiro poderá ser punido se for constatada à quebra da norma de status e transferência de jogadores. Entre as penas possíveis, estão multa, proibição de registros de jogadores, perda de pontos e rebaixamento.

O Cruzeiro ainda enfrenta outras duas ações de cobranças na CNRD, uma do Atlético-MG pela multa pela transferência de Fred e outra do ex-jogador Mena que cobra uma compra dos seus direitos não paga pelo clube.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

CBF confirma três ações em tribunal por irregularidades do Cruzeiro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos