Topo

Rodrigo Mattos

Com advogados, Santos tenta se prevenir contra prejuízo em caso Neymar

rodrigomattos

30/06/2015 06h00

O Santos já tem advogados na Espanha para tentar se prevenir contra um possível prejuízo em processo relacionado à venda de Neymar, movido pela DIS. A empresa cobra do Barcelona, do clube santista e do jogador indenização de 40 milhões de euros por supostamente ter sido lesada no negócio. Por isso, o atleta, os times e seus cartolas respondem por corrupção e fraude.

A alegação da DIS, que tinha 40% dos direitos sobre o atleta, é de que a transação foi bem maior do que os €17  milhões pagos pelos espanhóis aos santistas. Uma das bases para a cobrança é o contrato entre Barcelona e Santos em que os dois aceitam dividir indenização caso a empresa ganhe direito a um dinheiro a mais pela transação. O jornal "Marca" revelou o contrato ao qual o blog teve acesso.

Preocupado, o Santos já contratou advogados do escritório Cremaldi, em Barcelona, para acompanhar o caso em que o clube é processado. "Queremos ver se há direito a créditos ou ver se há débitos que possamos ter na negociação", contou o vice-presidente do Santos, César Conforti.

Outra frente de atuação do Santos é na Fifa, onde pede uma análise da transação e a instituição de uma arbitragem do caso. "Está em andamento. Fizemos um pedido de análise à Fifa", informou Conforti. "Não tenho como falar ainda porque teríamos que esperar um resultado da arbitragem." Até agora, a federação internacional não viu irregularidade na transação.

O contrato entre Barcelona e Santos é assinado pelo ex-presidente Odílio Rodrigues e o presidente do clube espanhol Josep Bartomeu. O blog apurou que foi um pedido do Santos com medo de a DIS entrar com uma ação de cobrança e exigir dinheiro do time brasileiro. Assim, o valor seria dividido com os barcelonistas.

Essa não é a única surpresa para atual diretoria santista. Uma auditoria constatou irregularidades nas prestações de conta de Rodrigues em 2014, o que levou a reprovação dessas. Agora, uma comissão vai analisar o tamanho do problema que pode chegar a constatação de que o Santos tem uma dívida maior do que a revelada pelo balanço.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.