Topo

Rodrigo Mattos

'CBF não faz sentido se não trabalhar para clubes', diz presidente da Liga

rodrigomattos

27/09/2015 06h00

Em uma reunião em Camboriú, nesta semana, os 13 clubes fundadores da Liga Sul-Minas deram os últimos passos antes de apresentar o campeonato regional para a CBF. A ideia é fazer a competição com o aval e sugestões da confederação, mas, se isso não ocorrer, o torneio sairá do mesmo jeito, como explicou ao blog o presidente do Cruzeiro e da Liga, Gilvan Pinho Tavares, que está no cargo de forma provisória. Agora, há um CEO da liga, Alexandre Kalil, eleito na semana passada.

Como prova de boa vontade, os clubes – Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Coritiba, Atlético-PR e cinco catarinenses – esperam para definir a tabela após ouvir a CBF, que poderá fazer adaptações para encaixe no calendário. O projeto inicial prevê 10 clubes, com dois grupos de cinco, e depois jogos eliminatórias. Seriam de sete a nove datas.

Os clubes querem marcar a reunião com a CBF até dia 1o de outubro. Só então se saberá o efeito da pressão de federações estaduais contra a competição sobre a posição da confederação.

Blog: Como avançou a realização da Liga na reunião dessa semana? Já existe uma tabela?

Gilvan: Estamos elaborando a tabela, mas esperamos marcar uma agenda com a CBF para fazer uma consulta para finalizar a tabela. Queremos antes ouvir a CBF. Queremos estar unidos com eles. Para os clubes do Sul, Minas, do Paraná, Santa Catarina e do Rio, é muito importante esse torneio. Não vamos deixar de ouvir a CBF. O desfecho da tabela será feito de acordo com essa conversa.

Blog: Os dirigentes da Liga já marcaram essa conversa com a CBF?

Gilvan: A ideia é que aconteça até 1o de outubro. Já conversei com funcionários da CBF para ver uma agenda do Marco Polo para nos receber. Vamos ouvir dele sugestões sobre a tabela para se encaixar no calendário.

Blog: Um vice-presidente da CBF Gustavo Feijó manifestou ser contrário a liga sem aval das federações…

Gilvan: Não dá para imaginar que a CBF vai ser contra um torneio que seja algo a favor dos clubes, criado para aumentar as receitas. Da forma como estamos construindo a liga, vai gerar mais receita. Não é possível que não queiram o bem do futebol brasileiro. Oficialmente, não ouvimos nada da presidência da CBF. A existência da CBF é para os clubes. Se trabalhar contra os clubes, não tem sentido a CBF existir. Existem ligas em outras regiões. Todo o mundo civilizado, avançado, tem ligas funcionando.

Blog: Se a CBF disser não para o torneio, será realizado mesmo assim?

Gilvan: Nós vamos fazer o torneio. Temos o direito de fazer.

Blog: Os clubes já conversaram com emissoras de televisão? Já conversaram com a TV Globo detentora dos direitos dos Estaduais?

Gilvan: Vamos conversar com todas as emissoras interessadas. A gente já conversou com a Globo e eles têm todo o interesse na liga, inclusive na liga nacional. O que a Globo pede é para respeitar os contratos em vigor e ter cuidado com os Estaduais. Não vamos desrespeitar nenhum contrato. Estaduais têm que ser respeitados. Vamos fazer no espírito de que os clubes consigam disputar os dois.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.