'Queremos ser o segundo time dos brasileiros', diz diretor do Barça
Desde de julho do ano passado que o Barcelona colocou o Brasil como uma das suas prioridades para expansão em patrocínios e torcida no mundo. Como há times fortes no país, a estratégia é transformar a equipe na segunda na preferência dos brasileiros, como explicou ao blog o diretor comercial Laurent Collet.
O clube percebeu o potencial do Brasil como mercado consumidor ao constatar que se trata da terceira nação em número de seguidores no facebook do Barça, atrás apenas da Indonésia e a do México. Segundo a diretoria, pesquisas de marketing apontam que o clube tem 300 milhões de torcedores, sendo 97% fora da Espanha.
"Sabemos que há uma forte cultura de futebol aqui no Brasil, e clubes fortes. Mas queremos que os brasileiros torçam pelo Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, mas tenham como segundo time favorito o Barcelona", explicou Collet.
A expansão para o Brasil já rende dinheiro para o clube. Primeiro, havia uma parceria com a Gillette para a América Latina, depois fechou-se contrato com a Glade para o Brasil. Há um acordo com o Pé Baruel também. Neymar aparece como carro-chefe da campanha do Barcelona no Brasil à frente de Messi, ao contrário do que ocorre na Europa.
"Temos o direito de usar a imagem de cinco jogadores. Neymar é importante, mas temos outros brasileiros como Dani Alves, Rafinha e Adriano", contou Collet.
Neymar tem seus contratos individuais de marketing, separados do Barcelona. Mas há sinergia entre as duas operações com o pai de Neymar atuando para levar contratos ao time espanhol.
Outra forma de ganhar dinheiro é com escolinhas: são duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Quem está encarregado do projeto é a Klefer, empresa investigada no caso Fifa. Collet disse que, por enquanto, não há nenhuma previsão de alterar a parceira.
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