Primeira Liga estuda processar a CBF por prejuízos comerciais
Após a primeira rodada de bom público, a Primeira Liga estuda processar a CBF pelos prejuízos comerciais causados pelo veto à competição feito pela entidade. Essa é uma das ações judiciais avaliadas pela diretoria da liga.
Não há uma certeza porque a liga ainda espera uma autorização da confederação para as próximas rodadas do campeonato. Obviamente, com um processo, isso seria inviável. Dirigentes de clubes da Primeira Liga ficaram satisfeitos com os resultados dos primeiros jogos, e avaliam que deram força a continuidade do torneio.
Mas admitem que houve dificuldade de negociar contratos comerciais como placas de publicidade. O que se viu nos campos nos quatro primeiro jogos foram propagandas dos programas de sócio-torcedor de cada clube. Isso apesar de o Sportv ter transmitido todas as partidas.
A avaliação da liga é que isso foi consequência direta da ação da CBF sobre a liga, e das idas e vindas do torneio. Até agora, a Primeira Liga tem dois contratos comerciais com a emissora de TV Fechada e com a Penalty relacionada a bola do torneio.
A CBF, por sua vez, estuda notificar Fifa e Conmebol da existência da Primeira Liga. Mas é a própria confederação quem pode desfiliar os clubes. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, disse que não comentaria a possibilidade de a liga processar a CBF. Afirmou que a entidade continua "dialogando" com a liga.
Uma ação da Liga do Nordeste contra a CBF por perdas de danos por excluir o torneio do calendário anual terminou com vitória dos clubes. Decisões judiciais determinaram que a confederação pagasse uma indenização de milhões. A liga aceitou abrir mão do dinheiro em troca da volta da competição.
Em relação à parte disciplinar, como o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) não poderá julgar os atletas, a Liga deve anunciar ainda nesta terça-feira sua comissão disciplinar. A expulsão do atacante Fred deve ser o primeiro caso a ser tratado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.