Topo

Rodrigo Mattos

Primeira Liga estuda processar a CBF por prejuízos comerciais

rodrigomattos

28/01/2016 10h41

Após a primeira rodada de bom público, a Primeira Liga estuda processar a CBF pelos prejuízos comerciais causados pelo veto à competição feito pela entidade. Essa é uma das ações judiciais avaliadas pela diretoria da liga.

Não há uma certeza porque a liga ainda espera uma autorização da confederação para as próximas rodadas do campeonato. Obviamente, com um processo, isso seria inviável. Dirigentes de clubes da Primeira Liga ficaram satisfeitos com os resultados dos primeiros jogos, e avaliam que deram força a continuidade do torneio.

Mas admitem que houve dificuldade de negociar contratos comerciais como placas de publicidade. O que se viu nos campos nos quatro primeiro jogos foram propagandas dos programas de sócio-torcedor de cada clube. Isso apesar de o Sportv ter transmitido todas as partidas.

A avaliação da liga é que isso foi consequência direta da ação da CBF sobre a liga, e das idas e vindas do torneio. Até agora, a Primeira Liga tem dois contratos comerciais com a emissora de TV Fechada e com a Penalty relacionada a bola do torneio.

A CBF, por sua vez, estuda notificar Fifa e Conmebol da existência da Primeira Liga. Mas é a própria confederação quem pode desfiliar os clubes. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, disse que não comentaria a possibilidade de a liga processar a CBF. Afirmou que a entidade continua "dialogando" com a liga.

Uma ação da Liga do Nordeste contra a CBF por perdas de danos por excluir o torneio do calendário anual terminou com vitória dos clubes. Decisões judiciais determinaram que a confederação pagasse uma indenização de milhões. A liga aceitou abrir mão do dinheiro em troca da volta da competição.

Em relação à parte disciplinar, como o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) não poderá julgar os atletas, a Liga deve anunciar ainda nesta terça-feira sua comissão disciplinar. A expulsão do atacante Fred deve ser o primeiro caso a ser tratado.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.