SporTV pôs jogos da seleção que não tinha direito em pacote a anunciantes
O canal SporTV, do grupo Globo, incluiu em seu pacote publicitário de Copa-2018 amistosos da seleção brasileira sobre os quais não tinha obtido direitos da CBF. A informação consta no documento feito pela emissora para agências para vender cotas de publicidade. Esses jogos são objeto de uma concorrência feita pela confederação que ainda não foi concluída.
O pacote publicitário da SporTV para anunciantes foi feito após a Olimpíada do Rio de Janeiro: o período de abrangência é de março de 2017 a outubro de 2018. A emissora incluiu sete partidas amistosas da seleção como um dos produtos. Mas o contrato da Globo e do canal a cabo com a CBF por amistosos só ia até o fim de 2016.
"A Seleção Brasileira vem mostrando aos torcedores uma versão renovada do seu futebol, e seguirá se preparando para jogar o seu melhor no caminho para a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018", afirmou o texto do pacote aos anunciantes.
Esse posição ocorreu porque a Globo entendia até o início de 2017 que renovaria com facilidade com a CBF os direitos de amistosos da seleção. Só que as negociações se complicaram entre as partes. A confederação pediu US$ 2 milhões por dois jogos avulsos em junho e não houve acordo, o que levou a entidade a realizar sua própria transmissão em outra rede e fechar parcerias. Em agosto, a CBF abriu concorrência para 37 jogos entre amistosos e eliminatórias de 2018 a 2022.
Segundo a revista Meio & Mensagem, o SporTV fechou cinco patrocínios no pacote publicitário: Ambev, Caixa, Claro, McDonald's e Renault. Cada cota era vendida no pacote por R$ 108 milhões. O plano do canal a cabo previa ajustes no caso de necessidade de substituição de conteúdo, e é o que foi feito com as empresas.
"O SporTV se reserva o direito de proceder alterações na estrutura do conteúdo patrocinado, e, eventualmente, substituições nos formatos originalmente previstos no plano de inserções. Em nenhum caso haverá prejuízo na entrega comercial para o anunciante."
O blog mandou perguntas para a assessoria do SporTV, que não havia respondido até o fim da tarde de quinta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.