Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol acaba com poder de TVs sobre tabela para Libertadores-2019

rodrigomattos

20/02/2018 04h00

A Conmebol finaliza o modelo de licitação dos direitos de transmissão da Libertadores-2019 a ser lançado até o final de fevereiro ou início de março. E já foi incluído no texto que as redes de televisão não terão mais poder sobre a tabela com a entidade determinando o cronograma de jogos sozinha. Isso muda radicalmente o formato atual em que as emissoras escolhem jogos e times para determinados horários, priorizando equipes que dão mais audiência como Flamengo e Corinthians.

Como noticiou o blog, a Conmebol já tinha comunicado às emissoras que queria mudar a relação entre partes na nova venda dos direitos da Libertadores em alguns pontos. A informação causou contrariedade na Globo. Mas, mesmo assim, a confederação sul-americana decidiu incluir o novo modelo na licitação.

Pela fórmula escolhida, a Conmebol dividiu em quatro pacotes diferentes os direitos da Libertadores para o Brasil, principal mercado. Um será o de TV Aberta com direito a um jogo por rodada. Haverá dois pacotes de TV Fechada, um com direito a jogos melhores, e outro a segunda escolha de partidas. Por fim, haverá a opção de comprar um pacote isolado que inclui todos os jogos de quinta-feira para todas as plataformas.

Em nenhum dos modelos, as redes de televisão terão garantias de quais times atuarão na partida a que terão direito. As emissoras terão, sim, o direito de saber que poderão contar com as equipes mais atrativas sob o ponto de vista de audiência em algumas rodadas. Mas isso não ocorrerá em todos os jogos como atualmente.

Ou seja, a Globo não poderá passar os seis jogos do Flamengo ou do Corinthians na primeira fase em TV Aberta como faz atualmente. Na Argentina, quem levar o pacote mais generoso também não terá como apenas transmitir partidas de Boca Juniors e River Plate em todas as rodadas. Terá de haver um rodízio e será a Conmebol quem definirá quem fica com qual jogo.

No modelo atual, após o sorteio da Libertadores, diretores da Conmebol se reúnem com as principais televisões para fazer a tabela em conjunto. É assim também com o Brasileiro em que a CBF atende as demandas da Globo. A partir de 2019, a Conmebol que realizará a tabela sozinha.

Isso não significa que não haverá adaptações para as televisões. Os horários e distribuições de jogos estão sendo feitos para que sejam atrativos para as emissoras. A intenção da Conmebol de adiantar o início dos jogos da noite para 21h30 não está certa. Até o final da semana passada, a entidade ainda não tinha definido os horários padrões das partidas, que tem como objetivo criar uma marca fixa.

Há ainda uma intenção de expandir a transmissão da Libertadores em TV Aberta em vários países para além do Brasil. Isso porque, em boa parte das nações sul-americanas, as redes abertas não têm direitos da competição. O objetivo da Conmebol é popularizar a Libertadores nestes países mesmo que receba pouco pelos direitos nesses casos.

Uma outra novidade na licitação é que haverá uma inserção comercial de um dos patrocinadores da Libertadores obrigatória na TV. Não será uma imposição grande e por muito tempo como ocorre com a Liga dos Campeões. Será mais curto para não afetar as emissoras.

A expectativa da Conmebol é lançar a licitação da Libertadores até o final de fevereiro, no máximo início de março. Posteriormente, vai preparar uma disputa pelos direitos da Copa Sul-Americana. A IMG e a Perform, agências de marketing esportivo, garantiram uma renda mínima de US$ 350 milhões pelos direitos das duas competições. A partir daí, os ganhos serão divididos entre Conmebol e as empresas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.