Conmebol acaba com poder de TVs sobre tabela para Libertadores-2019
A Conmebol finaliza o modelo de licitação dos direitos de transmissão da Libertadores-2019 a ser lançado até o final de fevereiro ou início de março. E já foi incluído no texto que as redes de televisão não terão mais poder sobre a tabela com a entidade determinando o cronograma de jogos sozinha. Isso muda radicalmente o formato atual em que as emissoras escolhem jogos e times para determinados horários, priorizando equipes que dão mais audiência como Flamengo e Corinthians.
Como noticiou o blog, a Conmebol já tinha comunicado às emissoras que queria mudar a relação entre partes na nova venda dos direitos da Libertadores em alguns pontos. A informação causou contrariedade na Globo. Mas, mesmo assim, a confederação sul-americana decidiu incluir o novo modelo na licitação.
Pela fórmula escolhida, a Conmebol dividiu em quatro pacotes diferentes os direitos da Libertadores para o Brasil, principal mercado. Um será o de TV Aberta com direito a um jogo por rodada. Haverá dois pacotes de TV Fechada, um com direito a jogos melhores, e outro a segunda escolha de partidas. Por fim, haverá a opção de comprar um pacote isolado que inclui todos os jogos de quinta-feira para todas as plataformas.
Em nenhum dos modelos, as redes de televisão terão garantias de quais times atuarão na partida a que terão direito. As emissoras terão, sim, o direito de saber que poderão contar com as equipes mais atrativas sob o ponto de vista de audiência em algumas rodadas. Mas isso não ocorrerá em todos os jogos como atualmente.
Ou seja, a Globo não poderá passar os seis jogos do Flamengo ou do Corinthians na primeira fase em TV Aberta como faz atualmente. Na Argentina, quem levar o pacote mais generoso também não terá como apenas transmitir partidas de Boca Juniors e River Plate em todas as rodadas. Terá de haver um rodízio e será a Conmebol quem definirá quem fica com qual jogo.
No modelo atual, após o sorteio da Libertadores, diretores da Conmebol se reúnem com as principais televisões para fazer a tabela em conjunto. É assim também com o Brasileiro em que a CBF atende as demandas da Globo. A partir de 2019, a Conmebol que realizará a tabela sozinha.
Isso não significa que não haverá adaptações para as televisões. Os horários e distribuições de jogos estão sendo feitos para que sejam atrativos para as emissoras. A intenção da Conmebol de adiantar o início dos jogos da noite para 21h30 não está certa. Até o final da semana passada, a entidade ainda não tinha definido os horários padrões das partidas, que tem como objetivo criar uma marca fixa.
Há ainda uma intenção de expandir a transmissão da Libertadores em TV Aberta em vários países para além do Brasil. Isso porque, em boa parte das nações sul-americanas, as redes abertas não têm direitos da competição. O objetivo da Conmebol é popularizar a Libertadores nestes países mesmo que receba pouco pelos direitos nesses casos.
Uma outra novidade na licitação é que haverá uma inserção comercial de um dos patrocinadores da Libertadores obrigatória na TV. Não será uma imposição grande e por muito tempo como ocorre com a Liga dos Campeões. Será mais curto para não afetar as emissoras.
A expectativa da Conmebol é lançar a licitação da Libertadores até o final de fevereiro, no máximo início de março. Posteriormente, vai preparar uma disputa pelos direitos da Copa Sul-Americana. A IMG e a Perform, agências de marketing esportivo, garantiram uma renda mínima de US$ 350 milhões pelos direitos das duas competições. A partir daí, os ganhos serão divididos entre Conmebol e as empresas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.