Topo

Rodrigo Mattos

Clubes brasileiros discutem união por demandas sobre Libertadores

rodrigomattos

26/11/2018 09h32

Com Pedro Ivo de Almeida e Jeremias Werneck

Clubes brasileiros que estarão na Libertadores se reúnem com a CBF nesta segunda-feira para discutir uma pauta de demandas à Conmebol em relação à competição. O principal foco será financeiro: querem discutir valores que vão receber pelo campeonato do próximo ano que terá o contrato turbinado. Até agora, estão classificados Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Grêmio e São Paulo.

Dirigentes brasileiros já vinham conversando entre eles o que poderia ser feito por melhorias na Libertadores. Há uma insatisfação história tanto em relação a cotas do campeonato quanto ao tratamento dispensado às agremiações nos tribunais disciplinares.

Para 2019, o contrato da Libertadores vai passar para US$ 350 milhões graças aos novos valores obtidos em licitação. Haverá portanto aumento de cotas para os clubes. Mas, no Brasil e na Argentina, acredita-se que os times dos dois países mereciam mais do que os outros por serem mercados mais valiosos, como ocorre com a Liga dos Campeões. AFA e CBF já se articulavam para fazer pedido à Conmebol.

Agora, os clubes entraram na discussão e querem envolver a CBF também para ajudar na pressão à confederação sul-americana. Ainda não está clara qual será a pauta em comum dos clubes além da questão financeira.

Por enquanto, ainda não se falou entre os clubes do episódio da final em que torcedores do River Plate agrediram jogadores do Boca. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr, foi o único que se manifestou pedindo pena dura à agremiação do Monumental.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.