Por que a Conmebol demora para definir times no Mundial de Clubes 2021
Em março deste ano, a Fifa anunciou o Mundial de Clubes em novo formato com 24 clubes para 2021. Passados seis meses, a Conmebol ainda não definiu qual o critério para classificação dos seis times do continente à competição. E a tendência é que só ocorra uma definição na próxima temporada.
Logo depois do anúncio do Mundial, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, indicou que colocaria os quatro campeões da Libertadores do quadriênio na competição, isto, aqueles que venceram de 2017 a 2020. Faltaria só definir mais duas vagas.
Mas aí começou uma pressão política sobre Dominguez por conta das vagas. Há federações de países que não têm vencido a Libertadores que questionam o fato de os campeões da Libertadores terem o direito a disputar dois Mundiais, tanto no ano que ganharam como em 2021. Na visão dessas federações, seria injusto o título dar duas vagas. Há outra questão que é a possibilidade de um time ganhar mais de uma vez a Libertadores no período, o que abriria outra vaga.
A partir dessa pressão, Dominguez congelou o assunto. Espera também a definição da UEFA sobre as suas oito vagas. E a federação europeia tem outro problema: convencer seus clubes filiados a disputar a competição já que a associação das agremiações ricas da Europa ameaçaram com um boicote. A Fifa tenta contornar a situação.
Neste cenário, membros da Conmebol analisam que ainda faltam dois anos para a realização do Mundial. Então, optou-se por deixar o assunto para depois. Será o Conselho da confederação sul-americana, composto pelas federações nacionais dos 10 países, que votará os critérios de classificação. Brasil e Argentina, que têm dominado a Libertadores, têm apenas dois votos, e há outras oito federações.
Na próxima semana, a Conmebol definirá a sede da final da Libertadores-2020. O Maracanã é favorito para ser escolhido porque a Conmebol: pesa a favor do estádio ser um ícone do futebol da América do Sul e do Mundo. Os concorrentes são a Arena Corinthians, Morumbi, Mineirão, Beira Rio e Arena Grêmio, o estádio de Rosário na Argentina e o de Lima. É praticamente certo que este jogo será no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.